ASSESSORIA JURÍDICA
Business Process Outsourcing-Tercerização
O grande foco de nosso departamento jurídico é o BPO (Business Process Outsourcing – Terceirização) das áreas de Licitação e Contratos Administrativos, Recebimentos Públicos, Gestão Contratual, Direito Empresarial Público.
Não é de hoje que a assessoria jurídica ocupa um lugar de destaque em diferentes estratégias de redução de custos e imprevistos em empresas e, até mesmo, famílias. Com uma enorme versatilidade de áreas a serem abordadas e efeitos positivos rapidamente percebidos, não contar com uma assessoria jurídica já não é uma opção para quem pretende levar o planejamento a sério.
Mesmo tão popular, muitas pessoas ainda não conhecem o conceito de assessoria. Algumas a confundem com uma consultoria, ou com a atuação padrão de um escritório de advocacia, sem conhecer a importância da advocacia preventiva como estratégia de solução de problemas.
O que é a assessoria jurídica?
A assessoria jurídica é uma atividade privativa de advogados e escritório de advocacia. Ela consiste em estar à disposição para orientações, estratégias, prevenção, auxílio e atuações imediatas sempre que necessário.
Em outras palavras, trata-se de parte da atuação preventiva da advocacia, aquela que existe antes que uma situação seja levada à justiça. Muitas pessoas a interpretam, ainda, como a lógica de ter um escritório de advocacia sempre à sua disposição para a resolução de dúvidas, elaboração de documentos e orientações legais.
Seu objetivo, é claro, é oferecer agilidade e segurança na tomada de decisão, sempre apontando para caminhos que evitem conflitos judiciais longos e custosos, gerando benefícios que se somam para o cliente orientado.
Segurança legal
Definitivamente, a vantagem mais evidente de forma imediata de uma assessoria jurídica é a segurança legal que ela oferece. Para quem conta com a assessoria, todos os passos podem ser conferidos antes, com a certeza de que o caminho em frente é seguro e sem surpresas negativas.Na prática, a assessoria jurídica representa saber que cada passo a ser dado está protegido por uma decisão juridicamente segura, que representará um desenvolvimento positivo e sem surpresas para você.
Capacidade de prevenção de judicialização
Outro aspecto positivo da segurança legal é poder se antecipar às situações. Desta maneira, é possível evitar estar em um cenário potencialmente válido para a judicialização ou, até mesmo, antecipar-se em relação à resolução do conflito, evitando um processo judicial longo e custoso pela proposição de acordos, negociações ou, até mesmo, por uma estratégia que simplesmente evite este tipo de desgaste.
Redução de custos legais pelo planejamento
A assessoria permite executar, no campo do Direito, aquilo que toda organização realiza (ou deveria realizar) em sua área: um planejamento sólida, antecipando-se a eventuais problemas. Cada vez mais, soluções como programas de integridade, conformidade com a LGPD e outras estratégias baseadas em planejamento e antecipação reduzem multas, perdas financeiras e judiciais, bem como inteligência tributária em torno de todo o capital que circula em um negócio.